quinta-feira, 28 de maio de 2009

Guantanamera


"Guantanamera: quem nasce em Guantánamo, província de Cuba; o mesmo que guajira; "caipira". Caipira é gente que gosta de gente. E acredita em gente. Fica olhando o rio fazer a curva, onde o velho vira novo. A água corre só pra chegar no marzão lá na frente. Ele mesmo nunca viu tão longe, mas tem fé que a água chega. Não duvida do encontro. Só por isso continua olhando. E porque ele continua olhando, me atrevo a escrever. Pra não perder o mais simples de vista, ainda que meu olho não alcance."

Quando se opta por um modo de vida você sofre porque você não foi quem gostariam que fosse.Não é facil ser diferente quando se nega padrões de normalidade.O que fazem os normais? Quando se esta fora dos padrões é como contradizer, ter opnião contrária de todos mesmo que fique imóvel e calado. Jogam palavras pejorativas que machucam e você até passa por mentiroso,falso, e justamente pela pessoa que você mais ama.Pedem que abra mão de minhas convicções: que convicções?As unicas que eu tenho é que a morte vem para valer e os impostos.Não seriam de todos?O que mais? Meu modo de agir pensar e viver não espelha a sociedade suja e desonesta em que vivemos,as pessoas adentram os padrões para mais tarde,mesmo com seu status, bem materiais e seu "sucesso" de vida perceberem muito tarde que são infelizes, que jogaram suas vidas pelo ralo.E depois tudo isso se volta como incompreensão. Mas o que dói mesmo é no amor, é sentir que seu par feminino não aceita seu modo de vida.Saber que simplesmente você vai se virar, olhar e seguir adiante na estrada. É como ver uma multidão levada pela maré desta sociedade mediocre e vê-las se afogar nos seus padrões estúpidos sem nada poder fazer.Saber que a busca incessante pelo eterno compreender dos sentimentos e pensamentos do outro ficam aos quatros ventos e não somente no amor, mas na amizade tambem.Saber que você significa menos do que isso. Não tenho própriamente orgulho do que sou, mas não tenho nenhum motivo concreto para ser o que os outros querem apenas para agradar.A vontade de escrever e a inspiração a muito foi embora.Certas coisas não conseguimos expressar a ninguém. A unica forma é escrevê-las.
Para quem quiser lê-las.

The Sandpipers - Guantanamera - Alta Qualidade


Tradução:

"Eu sou um homem sincero de onde crescem as palmeiras. E antes que a morte me leve, quero que versos me saiam da alma. Eu sou de toda parte e eu vou para toda parte. Eu estou nas artes, em meio às montanha. Eu sou uma montanha. Tudo é belo e constante, tudo é música e razão. E tudo, feito o diamante, antes de ser luz, é carvão. Com os pobres do mundo eu quero ter o meu destino. Um pequeno riacho na montanha me agrada mais do que o mar. Eu quero, quando eu morrer, sem pátria, porém sem dono, ter na minha lápide um buquê de flores e uma bandeira. Cultivo uma rosa branca em julho, como em janeiro, para um amigo sincero que me oferece sua mão honesta. E para o cruel que me arranca o coração que me mantém vivo, eu não cultivo espinhos. Eu cultivo a rosa branca.